10 erros na hora de pintar os cabelos
Cada cor, uma sentença
Nem sempre a cor da moda fica bem em você. Para não errar, um dos conselhos é escolher tonalidades não muito distantes da sua cor natural. "Um tom que contrasta com sua pele pode realçar ou apagar o rosto. Por isso, atenção! Fique longe daquele que não combina com você", diz.
Confira os 10 erros que as mulheres cometem quando pintam o cabelo, segundo o cabeleireiro Wanderley Nunes:
1) Problemas emocionais
"Pintar o cabelo significa mudança. E para isso a pessoa tem que estar preparada para isso. E não simplesmente decidir e pronto. Pintar o cabelo quando não estão preparadas emocionalmente é um erro".
2) Maria vai com as outras
"Mudar a cor dos cabelos apenas por causa do entusiasmo das amigas é um erro. Muitas vezes a pessoa nem está pensando em passar uma determinada cor e acaba pintando por influência da amiga que acha que ficará bom".
3) Do contra
"Outro erro: passar a cor que o namorado ou o marido mais detesta. Se a pessoa pinta o cabelo com uma cor que o companheiro não gosta, corre o risco de ficar dias escutando que não ficou bom".
4) Falta de pesquisa
"Entrar no primeiro salão que vê pela frente, sem fazer uma pesquisa. Esse é um dos erros mais cometidos pelas mulheres. É preciso procurar um salão que tenha qualidade. Pra depois não se arrepender ao ver o resultado".
5) Sem dinheiro
"Para manter os cabelos bonitos e sempre tingidos é preciso ter dinheiro para passar tinta todo mês e ainda é preciso tempo para que não saia mal feito. Caso não tenha estas disponibilidades é melhor deixar a cor natural".
6) Referências erradas
"Às vezes a mulher olha a foto de determinada pessoa e quer o cabelo como o dela, mas não repara nas características. Conclusão: o resultado não fica bom. A escolha da cor não é tão simples".
7) Sem combinação
"Para escolher a cor é preciso fazer uma pesquisa. Se você escolhe determinada cor e usa roupas que não combinam, você se sentirá a mulher mais feia".
8) Cores fortes
"Utilizar cores fortes que se tornam irreversíveis. A cor preta e vermelha é complicada para sair do cabelo. Se a pessoa não gosta não tem como mudar, já que são cores fortes".
9) Chique?
"Nem sempre a cor fica boa na pessoa. O que é chique para uma, pode não ser para outra. Tem que tomar cuidado para não se tornar vulgar. Principalmente as pessoas que têm pele clara".
10) Sem opinião
"Não assumir se gostou ou não. Deixar que a opinião de outras pessoas faça com que ela se arrependa. Independente da cor que utilizou, se gostou ou não, a pessoa deve sempre admitir. Tem que ter opinião própria sempre"
✄✄✄
Fatos verdadeiros sobre o cabelo branco.
Não tem jeito. Mais dia ou menos dia você vai acabar encontrando o
primeiro cabelo branco da sua vasta cabeleira, e depois você vai
encontrar o segundo, o terceiro, o décimo e no final das contas você
vai precisar aceitar o fato de que o grisalho está marcando presença.
Não adianta colocar a culpa no stress do trabalho, não adianta querer
melhorar a alimentação. O cabelo fica branco mesmo e quem explica três
fatos sobre o assunto é o doutor Jerry Shapiro, professor da Lagone Medical Center da Universidade de Nova York – “É tudo baseado em uma coleção de genes”. Sendo assim, aqui vão os fatos:
- A etnia é um fator – pesquisas afirmam que a maioria
das pessoas pode ter certeza de que metade do cabelo estará branca
quando chegar aos 50 anos. Só que a idade para começar a aparecer o
cabelo branco varia. Uma pessoa branca começará lá pelos 30 e poucos
anos, uma asiática no final dos 30 anos e uma pessoa negra só no meio
dos 40 anos.
- Cabelo branco é mais difícil de tingir – cada fibra
de cabelo branco é mais larga em termos de diâmetro e contém uma
central de ar que deixa o fio menos permeável. É por isto que a tinta
custa para pegar no cabelo branco.
- Os hormônios influenciam a situação – ainda que o
cabelo branco não seja um sintoma de problema na saúde, existem alguns
casos bem raros em que o cabelo branco realmente indica hormônio
desregulado ou problemas na tireóide. Se você desconfiar que este é o
motivo do branqueamento do seu cabelo, visite um médico para eliminar a
dúvida.
✄✄✄
Conheça o milagre do Caribe: Óleo de Ojon
O Óleo de Ojon (American Oil) é extraído da noz de uma palmeira típica da região caribenha, e é utilizado há séculos por nativos de Honduras. O produto garante abalar a estrutura de tudo o que é conhecido atualmente em termos de recuperação para cabelos danificados. Isso porque ele é rico em lipídeos essenciais semelhantes aos que existem no cabelo.
O óleo Ojon ainda é rico em cisteína e lipídios, proporcionando recuperação, brilho intenso, força e proteção total aos fios contra danos térmicos de pranchas alisadoras, secadores, raios UV e processos químicos..É muito fácil usar o óleo basta aplicar de 2 a 5 gotas sobre os cabelos úmidos e pentear como o de costume.
✄✄✄
O leave-in é praticamente uma pasta de
dentes: não dá pra viver sem!
Mas, tão importante quanto escolher um bom leave-in, é saber aplicá-lo!
Não, não é só passar no cabelo e pronto…Tem a quantidade certa, o local de aplicação, o estado do cabelo, e muitas outras coisas.
O leave-in deve ser usado após a lavagem, mas existem aqueles que podem também ser aplicados com os cabelos secos ou reaplicados várias vezes ao longo do dia.
✄✄✄
Principais causas da caspa
A caspa é um mau que deixa muitas pessoas preocupadas. O problema com as caspa está ligado a diversos fatores, desde o desleixo com o cabelo até o uso excessivo de produtos químicos. Diversos são os fatores que causam a caspa. Conheça alguns deles e como se livrar das caspas.
Poucas coisas conseguem nos incomodar mais no dia a dia do que essa tal de caspa, que insiste em aparecer nos piores momentos e “enfeitar” nossas roupas com floquinhos brancos. Como todo tipo de reação do corpo, existem várias razões para o surgimento da caspa, vários níveis de gravidade e vários tipos de tratamento. Então, procure um dermatologista e não se preocupe, porque a caspa tem cura (e mesmo porque a preocupação excessiva pode ser, também, uma das razões para o surgimento dessa reação capilar).
Entre os fatores mais comuns (e menos preocupantes) que permitem o surgimento da caspa, os mais comuns estão o clima seco das estações de outono e inverno e o excesso ou falta de limpeza capilar, além do excesso de químicas e da dupla escova/chapinha. Nesses casos, o dermatologista pode indicar um xampu anti-caspa correto e o problema pode ir embora rapidamente. Tomar banho com água quente também favorece o surgimento de caspas, e a mudança de hábito na hora do chuveiro pode, também, amenizar o problema, se ele não for embora por completo.Um dos fatores mais problemáticos no surgimento da caspa é o stress, mesmo aquele que aparece só de vez em quando. Quando ficamos estressados, o sistema nervoso faz com que as células se dividam mais rapidamente e causem descamação no couro cabeludo, trazendo à tona (literalmente) a caspa. E a caspa tem a infeliz tendência de atrair fungos, o que acaba fazendo com que a irritação no couro cabeludo possa se proliferar mais ainda. Quando o problema é de fundo emocional ou sentimental, é imprescindível a orientação de médicos especializados (dermatologistas e, em alguns casos, psicólogos ou psiquiatras) para ver o problema indo embora.
O acompanhamento médico, inclusive, é muito importante em todos os casos porque o tratamento caspa não é tão simples quanto parece em algumas das vezes e você só vai descobrir se esse é o seu caso quando consultar
um especialista
✄✄✄
CONHEÇA OS 5 MOTIVOS QUE CAUSAM AS PONTA DUPLA
NO SEU CABELO
A mulher que nunca encontrou uma única ponta dupla em seu cabelo é uma
mulher que não chegou a procurar direito. Infelizmente é normalaparecer uma ou outra ponta dupla, mas você sabe quais são as causas?
Aqui vão elas:
1° Conforme o seu cabelo cresce os óleos naturais do seu couro cabeludo
tem mais dificuldade de chegar até às pontas, deixando-as mais
vulneráveis que as raízes.
2° As pontas do seu cabelo são expostas diariamente ao sol, além de
sofrerem com o calor do secador e da chapinha e a química constante –
na precisa nem ser tintura, produtos como shampoo, cremes e spray
também contam como química. O resultado? Pontas secas e danificadas que
tendem a dividir.
3° É sempre bom cortar as pontinhas do cabelo regularmente, esta é a
melhor forma de prevenir o aparecimento das temidas pontas duplas. Se
você não corta sempre, tende a ter mais pontas duplas.
4° O dano da tintura, é claro, tem papel importante quando o assunto é
formar ponta dupla. Excesso de tinta geralmente causa ressecamento das
pontas.
5° Uso de escovas e pentes de má qualidade. Elas forçam os fios, danificando as escamas e fazendo os fios se repartirem ao meio.
✄✄✄
Você sabia? Nosso cabelo é composto por 1/4
de água.
Além de levar vitaminas para a raiz e comprimento do fio, a água ainda é fonte de energia para as células capilares, incluindo aquelas que promovem o crescimento do cabelo. Por isso, consuma de 8 a 10 copos de água por dia para um cabelo mais brilhante, saudável e forte!
✄✄✄
COMO CUIDAR DE CABELOS CACHEADOS.
COMO LAVAR?
Na hora de lavar seu cabelo, deixe primeiro cair bastante água nele, sem toca-lo, e depois com bastante delicadeza use um shampoo apropriado para cabelos de cacheados (claro, o que mais se adapta com seu cabelo), e massageie de vagar para que não estrague o formato dos cachos. E para evitar danos nas cutículas do cabelo, quando for passar o condicionador não amasse os cachos, espalhe uma camada generosa do produto por todo o cabelo, e de vagar vá desembaraçando com os dedos, assim você não desmancha os cachos e ainda hidrata eles.
COMO SECAR?
Para não desalinhar a estrutura natural dos seus fios, jamais esfregue os fios na hora de secar, isso prejudica muito os cabelos alem de armar na hora que secar. Para que o cabelo fique de uma forma desejada, pegue uma toalha e se incline, e com as mãos amasse os cachos das pontas até o couro cabeludo, e deixe-o secar naturalmente.
COMO PENTEAR?
Quando for pentear, prefira com os cabelos ainda molhados, pois todas mulheres, que tem os cabelos cacheados, sabem como o cabelo arma quando tentam pentear com ele seco. Os melhores pentes para usar, são os de madeira e de preferencia com os dentes bem largos, pois a madeira não deixa que seu cabelo fique eletrizado ou muito arrepiado, e nem deforma o formato do cacho.
E PARA FINALIZAR?
Use mousses fixadores ao invés de sprays, pois o mousse é bem mais leve e deixa um acabamento mais suave do que o sprays, que deixa um aspecto pesado nos fios.
✄✄✄
Cloro: Com a água da piscina seus cabelos
ficam duros e
difíceis de pentear ?
Como se isso não bastasse, o cobre da água clorada, reage com a água oxigenada dos cabelos com tintura e faz com que eles fiquem esverdedados.
Dica: Procure usar toucas de silicone e passar um protetor de cor, principalmente quando for mergulhar ao ar livre, pois o sol pode complicar ainda mais a situação. Se você não é adepta à toucas e não quer ficar com o cabelo verde, é melhor evitar tingir o cabelo nesse verão ou se privar do mergulho na piscina.
✄✄✄
Quem faz hidroginástica ou natação tem as
madeixas
expostas aos produtos químicos utilizados
para o tratamento
da água da piscina.
Os fios claros, entretanto, são os que sofrem mais danos. Além do ressecamento, podem ficar com tons esverdeados devido ao cobre presente nesses produtos.
"Ainda não existe nenhum creme específico e que seja 100% eficaz na prevenção dos efeitos desses produtos químicos sobre os cabelos", comenta o dermatologista João Paulo Junqueira Magalhães Alonso, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. Porém, há alternativas. Quem é adepta dos esportes na piscina pode tomar alguns cuidados extras para manter a cor dos fios e deixá-los saudáveis e bonitos.
Antes de mergulhar
Aplique um leave-in nas madeixas e coloque a touca de silicone para manter esse produto por mais tempo nos cabelos e diminuir o contato com a água da piscina. "A touca de silicone, por ser impermeável, oferece melhor proteção do que a de tecido. Porém, ela também permite a entrada parcial da água", diz o dermatologista.
Depois do mergulho
Lave bem as madeixas para retirar os resíduos, principalmente de cloro. Isso evita que fiquem ressecadas. E fique atenta à temperatura da água: não deve estar muito quente. "A água muito quente remove as gorduras naturais dos cabelos, deixando-os mais expostos a danos", explica João Paulo.
E mais: invista em um xampu e em um condicionador de acordo com seu tipo de cabelo. Não se esqueça de, depois, aplicar dois produtos indispensáveis: o leave-in e o protetor solar.
Hidrate
Para que os cabelos fiquem macios e brilhantes, é necessário hidratar, seja no salão, seja em casa. Se você tem fios oleosos, deve fazer a hidratação uma vez por mês. Quem tem as madeixas secas, está liberada para fazer toda semana. Use um creme específico para seu tipo de cabelo.
E se os fios ficarem esverdeados?
Não entre em desespero e procure o seu cabeleireiro. Existem xampus que retiram os produtos químicos e devolvem a cor do seu cabelo em menos de cinco minutos. Mas eles só podem ser usados nos salões e manipulados por especialistas.
"Ainda não existe nenhum creme específico e que seja 100% eficaz na prevenção dos efeitos desses produtos químicos sobre os cabelos", comenta o dermatologista João Paulo Junqueira Magalhães Alonso, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. Porém, há alternativas. Quem é adepta dos esportes na piscina pode tomar alguns cuidados extras para manter a cor dos fios e deixá-los saudáveis e bonitos.
Antes de mergulhar
Aplique um leave-in nas madeixas e coloque a touca de silicone para manter esse produto por mais tempo nos cabelos e diminuir o contato com a água da piscina. "A touca de silicone, por ser impermeável, oferece melhor proteção do que a de tecido. Porém, ela também permite a entrada parcial da água", diz o dermatologista.
Depois do mergulho
Lave bem as madeixas para retirar os resíduos, principalmente de cloro. Isso evita que fiquem ressecadas. E fique atenta à temperatura da água: não deve estar muito quente. "A água muito quente remove as gorduras naturais dos cabelos, deixando-os mais expostos a danos", explica João Paulo.
E mais: invista em um xampu e em um condicionador de acordo com seu tipo de cabelo. Não se esqueça de, depois, aplicar dois produtos indispensáveis: o leave-in e o protetor solar.
Hidrate
Para que os cabelos fiquem macios e brilhantes, é necessário hidratar, seja no salão, seja em casa. Se você tem fios oleosos, deve fazer a hidratação uma vez por mês. Quem tem as madeixas secas, está liberada para fazer toda semana. Use um creme específico para seu tipo de cabelo.
E se os fios ficarem esverdeados?
Não entre em desespero e procure o seu cabeleireiro. Existem xampus que retiram os produtos químicos e devolvem a cor do seu cabelo em menos de cinco minutos. Mas eles só podem ser usados nos salões e manipulados por especialistas.
✄✄✄
cabelos loiros dão trabalho, e isso nos já
sabemos, mas
quando os cabelos são loiros e cacheados, o
trabalho é
redobrado!
Isso acontece porque os cabelos cacheados possuem uma necessidade maior de hidratação que os cabelos lisos, vez que a oleosidade costuma ficar retida na raiz, sem descer para as pontas.
Quando o cabelo cacheado passa por processos de tintura ou luzes, ele tende a ficar ainda mais seco, precisando de tratamentos e cuidados adequados para garantir que os cabelos fiquem nutridos e hidratados.
✄✄✄
CABELOS VERMELHOS
Arrebatador em qualquer época do ano, mas principalmente no inverno, o cabelo vermelho nunca sai de moda e sempre dá um ar sexy à mulher. Porém, essa cor exige alguns cuidados especiais. Por ser uma pigmentação artificial, ela não adere tão fácil aos fios, podendo desbotar em poucos dias.
✄✄✄
De olho no prato, hein!
Uma alimentação balanceada favorece a beleza da pele e dos fios. Verduras, frutas e legumes possuem vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo. Evite exagerar o consumo de gordura e açúcar.
✄✄✄
Cabelo longo é cabelo forte
Quem acha que cortar as pontinhas dos cabelos quase toda semana ajuda no crescimento, engana-se. A dica é renovar o corte, no mínimo, de três em três meses, para manter o caimento e eliminar os fios quebradiços, que dão aquela aparência de fraqueza. Com isso, os fios vão crescendo naturalmente saudáveis e fortes.
✄✄✄
A queda de cabelo é comum?
Os cabelos são constituídos de uma proteína chamada queratina. São produzidos pelo próprio corpo e seguem um ciclo de crescimento, repouso e queda. A queda dos cabelos é um processo natural de reposição de fios. Um individuo normal e saudável perde por dia cerca de 50 a 100 fios. Cada fio de cabelo cresce no couro cabeludo e mantém seu processo de crescimento entre dois a quatro meses. Depois o crescimento para por mais dois a quatro meses. Logo após essa fase, o cabelo cai e outro fio começa a crescer em seu lugar.
Esse processo é comum para qualquer pessoa, por isso é bom lembrar que nesse caso a queda não representa nenhum problema, fazendo parte do ciclo de reposição dos fios.
Se a queda dos cabelos ultrapassar essa base diária, é necessário descobrir as causas para que sejam encontradas soluções para o problema. São muitos os fatores que podem acarretar a queda de cabelos.
Uma dessas causas é maus tratos aos cabelos. Fios constantemente apertados por rabos de cavalo, fivelas e outros prendedores de cabelo, tratamentos químicos inadequados como permanentes e tinturas também causam queda anormal dos fios. Em alguns casos essa queda é irreversível.
Doenças muito graves ou grandes cirurgias podem causar a queda dos cabelos, três a quatro meses após terem acontecido. Essa queda, porém, é temporária, sendo ela um reflexo do estresse pelo qual o organismo da pessoa passou. Algumas mulheres também sofrem da queda de cabelo, três ou quatro meses depois da gravidez.
Problemas hormonais, glândula tireóide ou alteração nas taxas de hormônios masculinos ou femininos também podem causar a queda de cabelos. Nesses casos, o tratamento dos problemas pode cessar ou até mesmo reverter o problema.
Medicamentos em excesso, como os da quimioterapia, pílulas, anticoncepcionais, antidepressivos e vitamina A também podem causar a queda.
Existem muitos outros fatores que acarretam a queda de cabelos, mas o mais importante é diagnosticá-lo primeiro para poder iniciar um tratamento adequado.
Esse processo é comum para qualquer pessoa, por isso é bom lembrar que nesse caso a queda não representa nenhum problema, fazendo parte do ciclo de reposição dos fios.
Se a queda dos cabelos ultrapassar essa base diária, é necessário descobrir as causas para que sejam encontradas soluções para o problema. São muitos os fatores que podem acarretar a queda de cabelos.
Uma dessas causas é maus tratos aos cabelos. Fios constantemente apertados por rabos de cavalo, fivelas e outros prendedores de cabelo, tratamentos químicos inadequados como permanentes e tinturas também causam queda anormal dos fios. Em alguns casos essa queda é irreversível.
Doenças muito graves ou grandes cirurgias podem causar a queda dos cabelos, três a quatro meses após terem acontecido. Essa queda, porém, é temporária, sendo ela um reflexo do estresse pelo qual o organismo da pessoa passou. Algumas mulheres também sofrem da queda de cabelo, três ou quatro meses depois da gravidez.
Problemas hormonais, glândula tireóide ou alteração nas taxas de hormônios masculinos ou femininos também podem causar a queda de cabelos. Nesses casos, o tratamento dos problemas pode cessar ou até mesmo reverter o problema.
Medicamentos em excesso, como os da quimioterapia, pílulas, anticoncepcionais, antidepressivos e vitamina A também podem causar a queda.
Existem muitos outros fatores que acarretam a queda de cabelos, mas o mais importante é diagnosticá-lo primeiro para poder iniciar um tratamento adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário